top of page

Sabe quais são as alternativas ao lítio

  • Foto do escritor: Gera atitude
    Gera atitude
  • 11 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Embora o lítio seja visto como a energia do futuro, as desvantagens da sua extração e acidentes causados nas instalações acabam por encorajar a consideração de alternativas. Segundo o website Power Tecnology (2019) estas são:


1. O zinco


A sua abundância, estabilidade e baixo custo tornam-no uma excelente alternativa ao Lítio. Porém têm sido poucos os esforços para o tornar comercialmente viável. Cento e dez aldeias de África e da Ásia receberam nos últimos sete anos baterias que utilizam zinco e oxigénio produzido pela NantEnergy, empresa que produz baterias recarregáveis de metal e ar sediada no Arizona, EUA.


Esta empresa desenvolveu ainda uma técnica que permite ao zinco reter a sua carga por longos períodos de tempo, resolvendo o problema da reutilização limitada das baterias de zinco. Este método acaba por ser benéfico porque consegue ser fabricado localmente, sem grandes custos em materiais, contribuindo deste modo para o emprego local. Para além disto o zinco e o zinco- ar não detêm nenhum composto toxico, nem são reativas ou inflamáveis o que torna a sua reciclagem segura.


No entanto, apesar de ser uma solução bastante convincente um professor da Universidade do Sul da Califórnia explica à Power Tecnology (2019) que apesar da abundância deste metal a sua utilização em altas escalas poderá colocar as reservas em risco, sendo por esse motivo expectável que haja uma insuficiência de zinco para a enorme procura de baterias.”

2. Sulfeto de Sódio


As baterias de enxofre e sódio são outra alternativa ao lítio e já foram utilizadas em vários locais em todo o mundo. Estas têm uma duração de 15 anos, o que comparado com a duração de dois a três das baterias de lítio mostra uma enorme vantagem. Tanto o sódio como o enxofre são materiais bastante baratos e abundantes.


No entanto, pode existir uma certa desvantagem no seu manuseamento devido à natureza volátil de ambos, pois o sódio líquido em contacto com a água na atmosfera pode tornar-se explosivo e as fábricas de enxofre e sódio tem sido alvo de vários incêndios. Outra desvantagem é a alta temperatura necessária para tornar o sódio líquido que pode causar danos nos reagentes.


3. Células de combustível hidrogénio


O hidrogénio tem sido considerado por várias empresas como uma alternativa neutra em termos de carbono, sendo por esse motivo considerado como uma possível alternativa às tradicionais baterias de lítio.


As principais vantagens são que: as pilhas de combustível de hidrogénio têm uma relação energia/peso dez vezes superior às pilhas de lítio, devido à utilização de hidrogénio e oxigénio como reagentes. Isto significa que as células de combustível de hidrogénio podem ser mais leves e ocupar espaços mais pequenos, ao mesmo tempo que fornecem energia equivalente às baterias de lítio, poupando em recursos. A abundância de hidrogénio também o torna uma alternativa atrativa a materiais com recursos mais limitados.


As pilhas de combustível de hidrogénio têm também um alcance superior às pilhas de lítio, produzindo apenas água e calor como parte do processo de produção de energia, sendo esta última eficiente e neutra em carbono. É importante denotar que, pelo facto de o hidrogénio não requerer esforços mineiros intensivos, utiliza-se menos dióxido de carbono aquando do seu fabrico.


Porém, tal como as outras soluções também detêm algumas vantagens. Para além de ser uma energia relativamente nova é altamente inflamável, pode reagir de forma explosiva de não for manuseado de forma correta e o seu armazenamento é caro em termos energéticos. Mesmo existindo em grande abundância a sua produção e transporte são difíceis e caros.


Mesmo apresentando desvantagens, nenhuma destas energias despende de grandes extrações mineiras que prejudiquem o ambiente e causem desflorestação, sendo por esta e outras razões possíveis alternativas para o uso do lítio.


Porque se não fores tu são eles

 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Instagram

©2021 por GERA.

bottom of page