top of page

Sobre nós

A GERA é uma marca que tem como grande objetivo dar a conhecer as consequências negativas associadas à exploração de lítio e os perigos de iniciar esta atividade no Parque Nacional da Peneda-Gerês, desmistificando o tema de forma clara e pertinente. E como para agir é preciso conhecer, a GERA está aqui para chamar as pessoas à atenção relativamente a este problema, antes que a paisagem seja destruída, antes que os rios fiquem contaminados, antes que centenas de animais fiquem em perigo, antes que a saúde das pessoas seja afetada, antes que seja tarde demais!

GERÊS (4).png

Missão

Porque a nossa missão é Garantir a preservação daquilo de que mais puro temos memória e Respeitar quem não consentiu em vender o seu habitat a troco de lítio. Queremos, através desta campanha, Esclarecer e sensibilizar-vos, tornando visível aquilo que está a ser ignorado: as centenas de espécies de fauna e milhares de espécies de flora do Parque Nacional Peneda-Gerês. E, por fim, que Ajam connosco.

Visão

Conseguirmos preservar o Parque Nacional Peneda-Gerês e que este continue a presentear a nossa e próximas gerações.

“Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada”
(Caeiro, 1889-1915)

Valores

Honestidade

Difundir as mensagens pretendidas com o máximo de clareza, tornando percetível, para quem luta connosco, as intenções da nossa causa.

Compromisso

Em proteger o único Parque Nacional do País, garantindo a sua beleza paisagística, valor ecológico e biodiversidade.

Determinação

Lutarmos ativamente pelo que nos move: Garantir, Esclarecer, Respeitar e Agir

GERA-nos: Imagem

Quem somos

Somos 6 alunas do terceiro ano do curso de Ciências da Comunicação no ISCSP-ULisboa e estamos a desenvolver esta campanha de comunicação no âmbito da unidade curricular de Comunicação Integrada.

Ana Carolina Freitas

IMG_20200119_164940_edited_edited.png

O meu nome é Ana Carolina, sou natural de Coimbra e o meu espírito animal é o mocho-galego. Representante da sabedoria, esta ave de rapina, faz jus a um dos meus hobbies que é a corrida ao ar livre e, tal como eu, não tem um habitat fixo pois adora viajar. Há dois bichinhos destes que todas as noites aparecem no telhado de minha casa, mas ainda não trouxeram a carta para Hogwarts.

Leonor Carrilho

WhatsApp%2520Image%25202020-09-08%2520at

Sou a Leonor e sou natural de Lisboa.

Cresci na “menina e moça” e admito adorar a confusão da cidade, mas não é por isso que não me deixo fascinar pelas cores silvestres dos campos e das serras.

Uma das minhas grandes paixões é o voleibol e a agilidade que o desporto me conferiu é apenas uma das características em comum com o meu espírito animal, o cão de Castro Laboreiro. Revejo-me, também, no seu instinto protetor, corajoso e independente.

Maria Monteiro

IMG-20210215-WA0041_edited.png

O meu nome é Maria e sou natural do Fundão.  Crescer junto à Serra da Gardunha fez com que durante algum tempo pensasse que tinha uns dos melhores pulmões do mundo!

Ao ter tido contacto com a diversidade de fauna da Gardunha,  apercebi-me, desde cedo, que as únicas intervenções humanas que a natureza precisa são a sua admiração e preservação. 

Elegi o Gato-bravo como meu espírito animal,

pois tal como eu, é mais ágil durante a noite e tem uma audição bastante apurada.

Mariana Figueiredo

IMG-20210215-WA0043_edited_edited_edited

O meu nome é Mariana Figueiredo e sou de Óbidos. Apesar de gostar muito de viver em Lisboa, a natureza e o meio rural estiveram sempre presentes no meu crescimento. Adoro o fim-de-semana para poder fazer uma escapadinha para a “terrinha”. O meu espírito animal é o lobo ibérico, sendo que uma das suas características é o facto de viver em alcateia. Tal como ele só consigo viver rodeada da minha família e dos meus amigos. 

Marta Carvalho

151058597_1050824572070110_6122064058136

Sou a Marta e nasci e cresci em Lisboa. Talvez por não ter um contacto tão frequente com a natureza sinta que faz tanta falta na nossa vida. Quando vou a Viseu, onde tenho família, nunca me apetece voltar para a confusão, para o cimento e para o alcatrão da cidade. Torna-se difícil quando vemos como é sentir o ar puro e ouvir os pássaros a cantar. Diria que o meu espírito animal é a raposa - tímida, mas, antes de alguém se aperceber, consigo o que quero de forma inteligente, astuta e encantadora ;)

Rita Salvado

IMG-20210215-WA0037_edited.png

Chamo-me Rita, sou natural do Fundão e o meu espírito animal é a lontra europeia. Tal como ela, pelo facto de não viver perto do mar, prefiro a água doce à água salgada e lido melhor com gelo, frio e neve, algo que me ajuda bastante por estar perto da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha. A lontra simboliza a independência, a criatividade, a sensibilidade e o senso de humor, quatro características com as quais me identifico.

As nossas mascotes

O Geraldo e a Gia

Olá, o meu nome é Gia e sou uma cabra do Gerês.

E o meu nome é Geraldo e sou um esquilo vermelho.
Vivemos os dois no Parque Nacional Peneda-Gerês e estamos aqui para falar convosco sobre algo que nos preocupa imenso.
As árvores e terrenos verdes onde nascemos, crescemos e nos alimentamos vão ser destruídas se não nos ajudarem a informar o máximo de pessoas! Pedimos por isso que se aliem à Gera para garantir a preservação da nossa casa e agir sobre este problema.

Geraldo%20(4)_edited.png
Geraldo%20(2)_edited.png
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por GERA.

bottom of page