Conhece os animais do Gerês
- GERA
- 9 de mar. de 2021
- 5 min de leitura
Sabias que o Gerês é caracterizado por ter uma grande diversidade de espécies animais?
Fica a conhecer algumas delas neste post e comenta com qual te identificas mais?
1. Raposa Vermelha – A raposa vermelha tem um corpo alongado, membros curtos e uma cauda com um comprimento maior que metade do seu corpo. O seu pelo macio e longo permite que consiga resistir a temperaturas muito baixas (até menos de 13 graus centigrados). Estes animais possuem sentidos muito apurados, detêm visão binocular que permite reação ao movimento, e uma perceção auditiva muito aguda sendo capazes de ouvir o voo de algum pássaro até 500 metros de distância. É um animal noturno, solitário e astuto com uma alimentação à base de carne, fruta e grão.

2. Mocho Galego – A mocho galego é uma ave de rapina noturna, com hábitos parcialmente diurnos o que facilita a sua observação. Com plumagem castanha e algumas malhas brancas chama à atenção pela sua silhueta arredondada. Com olhos bem abertos e amarelados emite uma vocalização facilmente audível, sendo que se existir mais do que um mocho na mesma zona é possível ouvi-los a responderem um ao outro. É uma ave bastante comum no nosso pais, residente durante todo o ano. Esta ave solitária detêm uma associação à mitologia grega por representar Minerva, a deusa virgem da sabedoria, sendo um símbolo do conhecimento, perspicácia e erudição.

3. Cão de Castro Laboreiro – O cão de castro laboreiro é um pastor de quatro patas que tem como função acompanhar e defender o gado. O seu nome é baseado numa vila situada no extremo norte de Portugal, a vila de Castro Laboreiro, inserida na Serra da Peneda com uma paisagem predominantemente montanhosa. A sua agilidade e estatura permitem-lhe escalar montanhas e a sua força e coragem para fazer frente a predadores. O orgulho sentido nesta raça, que já se tornou conhecida mundialmente, tornou possível a organização do Concurso de Cães Castro Laboreiro, o concurso de cães mais antigo do nosso país. É um animal inteligente, com facilidades de aprendizagem e sempre em alerta o que o torna excelente guarda de propriedades e membro de família.
4. Lobo ibérico – o lobo ibérico é uma subespécie do lobo cinzento, que habita na Península Ibérica. É mais pequeno e esguio que outras subespécies, com orelhas triangulares e olhos amarelados. Vive em grupo o que lhe permite caçar, inclusive animais maiores que ele como vacas e cavalos, e defender o território. O lobo ibérico encontra-se em vias de extinção, sendo uma espécie protegida, devido a caça sistémica destes animais por alegações de roubo de animais de criação, ocupando hoje apenas 20% da sua área de distribuição original. Apesar de hoje a sua caça ser proibida este ainda se encontra ameaçado pela destruição da vegetação com a construção de grandes infraestruturas.
5. Lontra europeia – a lontra europeia tem um pelo espesso e brilhante e impermeável, a sua cor é variável mas a mais comum é castanho escuro na parte superior ficando progressivamente mais claro nas partes inferiores. O seu corpo é alongado e flexível facilitando os seus movimentos dentro de água, sendo mais frequente encontra-la em rios, ribeiras, lagos e albufeiras. Estes animais constroem as suas tocas nas margens com aberturas subaquáticas, sendo que por vezes podem mesmo aproveitar tocas feitas por outros animais. Caracterizados por serem animais silenciosos e difíceis de observar no seu habitat natural, tem hábitos matinais e marca o seu território por secreções odoríferas, a sua dieta é à base de peixe. A nível global é considerada uma espécie ameaçada por motivos como poluição das águas, intensificação de pesticidas na agricultura, explorações mineiras e destruição vegetal, porém o nosso país é um caso isolado na distribuição e abundancia deste animal sendo ele distribuído regularmente por todo o território nacional.

6. Gato Bravo – O gato bravo é um carnívoro de porte médio, mais robusto que os gatos domésticos. O seu pelo é castanho ou acinzentado, de olhos verdes, patas curtas e uma cauda grossa com 3 a 5 anéis pretos largos e espaçados terminando com uma ponta preta. Preferencialmente habitua bosques caducifólios, pinhais e bosques associados a linhas de água. Durante o dia refugia-se em tocas abandonadas, em buracos e arvores e fendas nas rochas. É tímido e tem hábitos noturnos, sendo difícil observar na natureza. Como quase todos os felinos tem comportamentos solitários. Tem sentidos de audição bastante apurados, assim como o olfato e a visão, a sua agilidade permite ainda que seja um grande trepador passando maior parte do tempo em cima das árvores.
7. Esquilo Vermelho – o esquilo vermelho tem um comprimento quase semelhante ao da sua cauda, o que o ajuda a manter o equilíbrio e a postura quando salta de árvore em árvore e correr entre os ramos, podendo ainda servir para o aquecer durante o sono. A cor do seu pelo é variável entre estações e localização. Muda de pelo duas vezes por ano e entre agosto e novembro adquire uns tufos nas orelhas, sendo esta uma característica especifica desta espécie. O esquilo vermelho habita florestas coníferas, temperadas e cadufólias. Trata-se de um animal solitário, tímido e que não gosta de partilhar comida, no entanto no Inverno chega a partilhar ninhos para se manter quente. A sua alimentação é feita em bagas, sementes, rebentos de plantas, cogumelos e retiram a casca das árvores para conseguir seiva. O seu período ativo é a manha e o anoitecer evitanto o calor e a exposição às aves de rapina, um dos seus grandes predadores.

8. Cabra Montesa– a cabra montesa tem semelhanças a uma cabra doméstica, por deter cornos bastante curtos. A cor e comprimento do seu pelo varia consoante as subespécies e a estação do ano, sendo a mais comum a acinzentada no inverno e cor de canela entre abril e maio. Este animal é tanto ativo de dia como de noite, são sociáveis, e muda frequentemente de manada. Tem uma dieta herbácea e podem viver em bosques ou extensões herbáceas em zonas montanhosas entre 500 e 2500 metros de altitude.
Algum destes animal te é familiar? Consideras alguma das suas características de personalidade semelhantes às tuas?
Vai até à página da nossa equipa e fica a conhecer com qual destes animais nos identificamos e quais destes foram os eleitos para as nossas mascotes, que foram desenhadas pela incrível Ana Salvado à qual deixamos um agradecimento muito especial.
Aproveita e vê também o filtro que temos no Instagram com as nossas mascotes, a Gia e Geraldo!!
Porque se não fores tu são eles
Fontes:
Comentarios